7 sinais de que chegou a sua hora do #partiuintercambio

Todo mundo fala que a experiência de um intercâmbio muda a vida, né? Você acredita nisso? Ou melhor, já perguntou para alguém que viveu isso o que significa essa – ou essas – mudança (s)? Se sim, provavelmente ouviu que além de ser a melhor escolha que ele/ela fez na vida, trouxe mais amadurecimento, autoconhecimento, novos valores, amigos para a vida toda, mais segurança e viagens inesquecíveis. Se ainda não perguntou, pergunte! Pois, vale a pena ouvir as histórias de quem já viveu fora do país.

Mas, bem… voltemos ao foco. Se você já teve essa curiosidade de saber da boca de algum intercambista o que isso significa, identificamos que você tem sintomas iniciais de que a sua hora de partir também está chegando! Animou? Deu medo? Nenhum dos dois? Ok, tudo é válido.

Porém, sabemos identificar quando o bichinho do intercâmbio pica alguém. Os sinais podem aparecer mais cedo ou mais tarde, mas sempre aparecem. Por isso, resolvemos ajudar no seu diagnóstico, para que seja mais rápido, listando 7 sinais claros que que o momento de você gritar bem alto para todo mundo ouvir o #partiuintercambio que está aí preso na garganta já chegou ou está chegando!

E aí, acha que já está na sua hora? Ansioso para saber quais são estes sinais? Calma, calma, a gente te conta logo aqui! Vem ver:

1. A vontade de viajar só aumenta

Viajar sempre esteve nos seus planos, porque vamos combinar, né? É realmente uma das melhores coisas da vida. Conhecer lugares novos, gente diferente, que fala outra língua, tem outros costumes. E, além disso, viagem é sinônimo de férias e descanso. Mas, se chegou aquele momento que passou disso, que viajar para você é um objetivo real de vida, já faz parte dos planos mais importantes da vida, do tipo “na minha ordem de prioridades quero ser feliz, um profissional bem-sucedido e viajar…” pode ter certeza que este é o primeiro sinal de que chegou a hora de embarcar em um intercâmbio!

2. Se adaptar a uma nova realidade não te assusta

Sabe quando você pensa em ter uma vida totalmente diferente da que você tem hoje? Dá um frio na barriga, né? Mas, chega um momento que o frio na barriga deixa de ser medo e passa a ser desafio! Se imaginar em um lugar com o clima diferente, com uma nova família, falando uma língua que não é a sua e conhecendo gente de todo o canto do mundo é motivo de sorrir à toa ao invés de se assustar? Bem, mais um sinal que sua hora de partir já chegou – ou está quase chegando! Mas, já avisamos que em alguns momentos isso vai assustar de novo, mas ao chegar em um destino e começar a se adaptar com ele, tudo passa e fica ainda mais lindo do que no sonho! (Leia também o post sobre Sentimentos do Intercambista)

3. Se virar sozinho já é vontade

É bom ter conforto e disso nunca ninguém vai discordar. Ter um cantinho sempre arrumado para você, alguém que faça – ou, no mínimo ajude –  na comida, limpe das coisas, organize as roupas e se preocupe com as compras. Mas, ter a capacidade de ser auto suficiente, fazendo estas coisas ou ganhando o seu próprio dinheiro, já é uma vontade latente. Já se pegou pensando algo como “poxa, como seria legal se eu soubesse fazer isso tudo sozinho”? Então, te informamos que você já tem mais um sintoma de que sua hora do intercâmbio está batendo à porta. Vivendo em outro país, com outras pessoas, você será a pessoa mais responsável por você e isso traz um autoconhecimento importantíssimo para a vida!

4. Você sabe lidar com diferenças

Agora, um momento sério para reflexão! Você se importa com cor de pele, religião e nacionalidade? Tem medo ou alguma destas características te mostra como uma pessoa é por dentro? Você acha que o seu jeito de viver é o único certo e possível para as coisas caminharem bem? Se todas as suas respostas foram não, ufa….. realmente o intercâmbio é realmente aconselhável! Isso porque viver em outro país significa conhecer uma cultura diferente e ter contato com pessoas de todos os países, credos, cores e raças. E isso é maravilhoso! Mas, também é preciso estar preparado para 😉

5. A vontade de falar outra língua não te larga

Ver filmes e séries, ouvir músicas, jogar e ler em outra língua te inspiram a querer aprender o idioma? E já te levaram inclusive a imaginar como seria maravilhoso viver no meio de pessoas que falam daquela forma no seu dia a dia e que conseguir se tornar fluente no idioma seria a realização de um grande sonho? Bingo, morar em outro país é o que recomendamos para você. Isso porque é inato começar a se acostumar e aprender quanto mais contato se tem com isso. Mas, atenção, também depende muito de você e da sua dedicação chegar no nível da fluência. Tenha sempre isso em mente, ok?

6. Conhecer outras culturas já é quase uma necessidade

A curiosidade de saber como pessoas que vivem em um clima mais frio fazem para não congelar ou para conhecer a rotina em um país de primeiro mundo já está no topo da sua lista de curiosidades? Já deixou de acreditar que tudo o que vemos em filme é mesmo realidade pois para isso precisa “ver para crer”? Muito bom, já pode começar a arrumar as malas, porque sua hora de partir para desbravar esse mundão chegou! Ah, e prepare-se para conhecer coisas bem diferentes de tudo o que está acostumado. As diferenças culturais vão desde coisas simples como escovar os dentes ou tomar banho até como se portar em público e o comprometimento com horários e pessoas. É muito profundo, e muito legal de vivenciar!

7. Já sonhou acordado – mais de uma vez – com a vida em outro país

Era aqui que precisávamos chegar. Se você já ficou algum tempo imaginando como seria viver nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Espanha, Portugal, Buenos Aires, Santiago, África do Sul…. qualquer país do globo que não seja o Brasil, é realmente sua hora de ir. Os próximos passos? Escolher um destino baseado nos seus gostos, objetivos e preferências, arrumar toda a documentação necessária e arrumar as malas!

E aí? Já está pronto para esta aventura? Então, vamos nessa #partiuintercambio

Posted in: